Morfologia na Gramática Normatica


Na gramática tradicional, Morfologia é parte da gramática que estuda as classes de palavras, seus paradigmas de flexões com suas exceções.

Prof. Vicente Martins (Sobral, CE, Brasil)

Prof. Vicente Martins (Sobral, CE, Brasil)
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

sábado, 26 de dezembro de 2009

Estrutura e Formação de Palavras




Há em Português: palavras primitivas, palavras derivadas, palavras simples, palavras compostas. Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Pedra, flor. Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra.
Pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Couve-flor, planalto. As palavras compostas podem ou não ter seus elementos ligados por hífen.
Processos de formação de palavras: Composição Haverá composição quando se juntarem dois ou mais radicais para formar nova palavra. Há dois tipos de composição; justaposição e aglutinação. • Justaposição: ocorre quando os elementos que formam o composto são postos lado a lado, ou seja, justapostos:
Pára-raios, corre-corre, guarda-roupa, segunda-feira, girassol. • Composição por aglutinação: ocorre quando os elementos que formam o composto se aglutinam o que pelo menos um deles perde sua integridade sonora:
Aguardente (água + ardente), planalto (plano + alto)
Pernalta (perna + alta), vinagre (vinho + acre) Derivação por acréscimo de afixos É o processo pelo qual se obtêm palavras novas (derivada) pela anexação de afixos à palavra primitiva. A derivação pode ser: prefixal, sufixal e parassintética. • Prefixal (ou prefixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de prefixo.
In--------feliz des----------leal Prefixo radical prefixo radical • Sufixal (ou sufixação): a palavra nova é obtida por acréscimo de sufixo.
Feliz----mente leal------dade Radical sufixo radical sufixo
• Parassintética: a palavra nova é obtida pelo acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Por parassíntese formam-se principalmente verbos.
En-------trist-----ecer Prefixo radical sufixo
en--------tard-----ecer prefixo radical sufixo Outros tipos de derivação Há dois casos em que a palavra derivada é formada sem que haja a presença de afixos. São eles: a derivação regressiva e a derivação imprópria. • Derivação regressiva: a palavra nova é obtida por redução da palavra primitiva. Ocorre, sobretudo, na formação de substantivos derivados de verbos.
• Derivação imprópria: a palavra nova (derivada) é obtida pela mudança de categoria gramatical da palavra primitiva. Não ocorre, pois, alteração na forma, mas tão-somente na classe gramatical. Observe: jantar (substantivo) deriva de jantar (verbo)
mulher aranha (o adjetivo aranha deriva do substantivo aranha) Não entendi o porquê da briga. (o substantivo porquê deriva da conjunção porque) Outros processos de formação de palavras:
Hibridismo: é a palavra formada com elementos oriundos de línguas diferentes.
automóvel (auto: grego; móvel: latim) sociologia (socio: latim; logia: grego) sambódromo (samba: dialeto africano; dromo: grego)
Por Marina CabralEspecialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário